Vinculado ao ITPS, o Centro de Memória da Ciência e da Tecnologia em Sergipe – CMCTS é fruto de uma tomada de atitude em relação à memória da ciência no Estado de Sergipe. Nasceu para salvaguardar o material constituinte da narrativa histórica sobre ciência e tecnologia e se constitui em um centro de referências sobre a história deste campo no Estado. Provê os meios adequados à recuperação divulgação e utilização de utensílios e equipamentos em desuso, fontes impressas, áudio-visuais e magnéticas, localizando, reunindo, organizando e conservando utensílios, equipamentos e outras fontes para o estudo da história da ciência e da tecnologia. O CMCTS elabora instrumentos de pesquisa e capacita alunos de Graduação e Pós-Graduação para o trabalho heurístico, além de promover eventos de caráter científico e cultural. Dentre as suas atribuições constam ainda a publicação de fontes e resultados de pesquisa na área de História da Ciência e da Tecnologia, o salvamento e reprodução de acervos públicos e privados e a realização de projetos de pesquisa sobre história da ciência e da tecnologia. A implantação do Centro de Memória da Ciência e da Tecnologia em Sergipe – CMCTS foi financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnologia – CNPq, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Sergipe – FAP-SE, pela Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP e contou com a colaboração de pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe ligados ao Departamento de História - DHI, ao Departamento de Educação - DED e ao Núcleo de Pós-Graduação em Educação - NPGED.