Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia
Portal do Estado de Sergipe

ITPS assina pacto pela Ciência, Tecnologia e Inovação em Sergipe

Presidente da ASCI, Marcus Eugênio, diretor-presidente do ITPS, Léo Araújo, e a diretora técnica do ITPS, Lucia CalumbyO diretor-presidente do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), Léo Araújo, assinou nesta segunda-feira, 23, o Pacto pela Ciência, Tecnologia e Inovação em Sergipe. O documento, que foi criado pela Associação Sergipana de Ciência (ASCI) em parceria com pesquisadores, contém pautas estratégicas para o desenvolvimento do setor da ciência e tecnologia em Sergipe.

“O Pacto pela Ciência, Tecnologia e Inovação em Sergipe se configura como um importante subsídio para formulação de políticas públicas voltadas ao setor de ciência e tecnologia em nosso Estado. Trata-se de um documento extremamente importante, que representa os anseios de pesquisadores e de instituições, e ainda traz ações que refletem diretamente no desenvolvimento social e econômico do Estado”, comenta o diretor-presidente do ITPS, Léo Araújo.

De acordo com o presidente da ASCI, Marcus Eugênio, o documento será levado às autoridades políticas do Estado. “A ideia é que tenhamos uma política efetivamente voltada à valorização da ciência e tecnologia em Sergipe. Queremos uma política focada, com planejamento e estável para que possamos crescer em termos de ciência e tecnologia. Se não tivermos apoio e financiamento, começaremos a perder patrimônio tecnológico e científico no Estado, o que se significa atraso”, conta.

A participação do ITPS, na visão de Marcus Eugenio, é estratégica para a consolidação das ações previstas no pacto. “O ITPS é uma instituição de 94 anos, que é pioneira na produção de pesquisa e tecnologia em Sergipe, e possui força histórica, técnica e política para apoiar uma ação como essa. Todas as instituições, que produzem conhecimento de ponta e podem alterar a realidade social do Estado, foram convidadas, e o ITPS é uma delas”, destaca.

A diretora técnica do ITPS, Lúcia Calumby, revela a importância social e econômica da ciência e tecnologia. “A ciência, a tecnologia e a inovação são instrumentos fundamentais para o desenvolvimento, o crescimento econômico, a geração de emprego e renda e a democratização de oportunidades. O trabalho de técnicos, cientistas, pesquisadores e acadêmicos, além do engajamento das empresas, são fatores determinantes para a consolidação de um modelo de desenvolvimento sustentável, capaz de atender às justas demandas sociais dos brasileiros. Essa é uma questão de Estado, que ultrapassa os governos. Com a assinatura do Pacto de Ciência e Tecnologia do Estado de Sergipe, há uma formalização dos anseios da comunidade científica do nosso estado", opina.

Pacto

O Pacto pela Ciência, Tecnologia e Inovação foi criado no dia 26 de fevereiro, durante o Congresso Sergipano de Ciência, com apoio de representantes de instituições de ensino e pesquisa. O documento é pautado em três eixos: ‘O que fazemos’, ‘O que podemos fazer’ e ‘O que demandamos para fazer’. Os tópicos envolvem os avanços da ciência em Sergipe, as possibilidades da ciência e as necessidades de políticas estáveis, que mantenham e ampliem o avanço científico, tecnológico e social no Estado. O pacto será entregue às autoridades políticas do Estado.

Por Verlane Estácio

Ascom ITPS