Alunos participam de experimentos químicos e visitam Museu da Ciência e Tecnologia no ITPS

acao museu1 160518O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) recebeu nesta terça-feira e quarta-feira, 15 e 16, alunos das Escolas Municipais Onorina Costa e Neuzice Barreto, localizadas em Nossa Senhora do Socorro, para atividades especialmente voltadas à Semana de Museus, cujo tema este ano é ‘Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos’.

As atividades foram iniciadas com apresentações sobre o Centro de Memória da Ciência e Tecnologia (único museu de Sergipe dedicado à temática em nosso estado) e a trajetória da química e  da metrologia em nosso Estado. Logo depois, os alunos se juntaram aos integrantes dos laboratórios do ITPS para ações educativas com experimentos  intertativos científicos. Ao final, os estudantes foram recebidos por técnicos do ITPS para uma visita guiada ao Museu da Ciência e Tecnologia.

“Para entrar na temática da Semana dos Museus, buscamos alunos de escolas públicas que não utilizam tecnologias com frequência e que estão iniciando o estudo de ciência e noções de química. A partir daí, pensamos em um conjunto de atividades que trouxessem um contraponto entre o mundo digital e o sensorial nas relações humanas. Dentro desse contexto, montamos uma exposição interativa e lúdica, com experimentos químicos manuseados pelos nossos químicos e alunos, vivenciando a química no museu através dos cinco sentidos, culminando com a visitação ao acervo”, comenta a coordenadora do Centro de Memória, Rosemary Menezes.

acao museu2 160518A diretora técnica do ITPS, Lúcia Calumby, conta que a Semana dos Museus do ITPS é voltada ao compartilhamento da história da química em Sergipe. “Temos o único museu da ciência e tecnologia em Sergipe e o nosso objetivo é dar oportunidade para que estudantes vivenciem essa temática no ontem e no hoje. Ao visitar o museu e também participar dos experimentos, eles vão entender a trajetória da química no ITPS e a importância dela para a nossa vida”, explica.

Experiências

Gênesis Conceição, aluno do 9º ano da Escola Neuzice Barreto, ficou impressionado com o acervo do Centro de Memória. “Achei muito interessante visitar o museu e ver de perto as impressoras, a máquina de escrever e as balanças usadas antigamente”, conta.

Os experimentos químicos chamaram a atenção da aluna Tainá Santos, do 9º ano da Escola Onorina Costa. “Sou doida por química e gostei demais de participar dos experimentos. Nem acredito que estou aqui”, comenta.

Alunos participaram de experimentosPara o professor Aldair Alves, que leciona Ciências na Escola Neuzice Barreto, as atividades no ITPS auxiliam os alunos a associarem o conteúdo visto em sala de aula com o cotidiano. “É a conexão perfeita entre a teoria a e prática. As atividades práticas ajudam o aluno a fixar todo aquele aprendizado que ele começou a construir em sala de aula”, opina.

A ação no ITPS, conforme a professora Naira Viana, que é coordenadora de Articulação de Projetos em Nossa Sra. de Socorro, reflete diretamente nas atividades da sala de aula. “Sempre que os nossos alunos vêm aqui, eles participaram de uma roda de conversa com professores e alunos para compartilhar tudo que aprenderam na atividade do ITPS”, conta.

CMCTS

O Centro de Memória - localizado na sede do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) é o único museu de Sergipe dedicado à história da ciência e tecnologia em nosso estado. Criado em 2006, seu acervo possui mais de 2000 peças, entre equipamentos científicos, elétricos, ópticos, térmicos, de precisão, porcelanato, vidrarias e utensílios de plástico. Já o acervo documental é constituído de mais de 1700 documentos que narram a trajetória da ciência em Sergipe.

Servidores do ITPS deram às boas vindas aos alunosSemana dos Museus

A Semana dos Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus, que acontece todo o ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). Este ano, o evento traz o tema ‘Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos’. O objetivo do evento é promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar o público visitante e aproximar a sociedade dos museus.

Ascom ITPS