Operação-padrão do ITPS fiscaliza bombas de combustível nos postos de Sergipe

op padrao1 290518Uma operação-padrão foi deflagrada nessa segunda-feira, 28, pelo Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe – Órgão Delegado do Inmetro para fiscalizar bombas de combustíveis nos postos da capital e interior do estado.

Os fiscais fizeram a verificação volumétrica da bomba, ou seja, um teste que aponta se a quantidade indicada no painel do equipamento corresponde ao volume de combustível transferido para o tanque do veículo do consumidor.

As equipes do ITPS percorreram, ao todo, 10 postos na capital e sete no interior. À exceção dos pontos que já estavam sem gasolina e com abastecimento paralisado, todos os postos submetidos aos testes de volumetria estavam regulares.

“Nesse cenário de crise, a presença dos fiscais nos postos garante segurança à população quanto ao fornecimento justo e adequado do combustível. Mas é preciso ressaltar que o cidadão também pode ser um fiscal. Nesse período atípico e também no dia-a-dia, o consumidor que desconfiar de irregularidades pode acionar o ITPS por telefone, via email e também pessoalmente”, explicou o gerente executivo de Metrologia e Qualidade Industrial do ITPS, Moater Paulon.

op padrao2 290518Fiscalizações

A operação-padrão foi deflagrada com objetivo de verificar o funcionamento das bombas nesse período de crise no abastecimento de combustíveis nos postos.Na última semana, os fiscais de ITPS se reuniram para definir o planejamento estratégico da operação-padrão. Para não interromper o funcionamento das bombas que ainda estavam em funcionamento, os agentes fiscais fizeram apenas os testes de volumetria e prestaram esclarecimentos aos consumidores.

Os cidadãos podem obter informações e fazer denúncias ao ITPS por meio do telefone (79) 3179 8055 e do email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . O atendimento também é feito de forma presencial na sede do ITPS, que fica na rua Campo do Brito, 371,  bairro 13 de Julho.

Por Verlane Estácio

Ascom/ITPS