Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia
Portal do Estado de Sergipe

 


 

 

 

 

 Laboratório de Bromatologia objetivando o atendimento a demandas de serviços provenientes dos setores público e privado, conta com apoio de agências de fomento à pesquisa, com projetos direcionados para atender a demanda da região.

O controle de qualidade de alimentos é uma necessidade para a indústria de alimentos como também para a população em geral.Visando o pleno atendimento às necessidades dos clientes, o ITPS possui infra-estrutura em sintonia com o padrão internacional, utiliza técnicas com cromatografia líquida (UHPLC), espectrofotometria molecular, absorção atômica, análise de minerais por ICP OES, sistema de automatizado na determinação de proteína e a tradição na oferta de serviços de alta qualidade com métodos analíticos oficiais. 

 

 Nome: Karina Magna Leão

 Função: Coordenadora do Laboratório

 Telefone: (79) 3179 8069

 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

Área de atuação
- Análises físico-químicas em alimentos e bebidas em geral;
- Classificação de grãos.
Principais grupos
• Açúcares e produtos derivados;
• Bebidas em geral;
• Café, chá e derivados;
• Carnes e produtos cárneos;
• Cereais e derivados;
• Condimentos;
• Frutas e derivados;
• Leite e derivados;
• Óleos e gorduras;
• Sal;
• Vinagre;
Consultar o Laboratório a respeito de análises/produtos não mencionados acima.

 

Espectrofotômetro de absorção molecular UV/VIS - Equipamento usado para determinar quantitativamente a concentração de substâncias em solução que absorvem radiação, na faixa do ultravioleta e do visível, em amostras de alimentos.

Espectrômetro de Emissão Ótica com Plasma Induzido /ICP-OES) -  Equipamento de determinação atômica e/ou iônica de mais de 70 elementos químicos em diferentes linhas de emissões do espectro eletromagnético, abrangendo a região do ultravioleta e visível (UV-VIS).
Cromatógrafo Gasoso FID-PID -– equipamento utilizado para determinação quantitativa do perfil de ácidos graxos em alimentos, em especial as gorduras trans e saturadas, cujos efeitos tem se destacado como tema de novas pesquisas e compor a tabela de informação nutricional.

Espectrofotômetro de Absorção Molecular UV/VIS – Equipamento usado para determinar quantitativamente a concentração de substâncias em solução que absorvem radiação, na faixa do ultravioleta e do visível, em amostras usualmente líquidas.

Cromatógrafo líquido de alta eficiência – HPLC - Equipamento que utliza uma fase móvel à alta pressão permitindo uma redução no diâmetro  das particulas da fase estacionária. O uso de particúlas menores no recheio da coluna resulta em maior adsorção, promovendo  uma separação mais eficiente do componente da amostra. Atualmente o Laboratório de Bromatologia utiliza este equipamento nos trabalhos de pesquisas.

Sistema automático para determinação do teor de proteína - Sistema composto de bloco digestor, destilador e titulador potenciométrico.

Banho com circulação de água (dripping test) - Equipamento utilizado para  determinar o teor de água  em frangos congelados

Crioscópio - Equipamento utilizado para determinar o ponto de congelamento do leite.

Outros equipamentos: Sistema para determinação do teor de gordura (SOXLHET),
potenciômetro, refratômetro, sistema de digestão para determinação do teor de fibra bruta, rotavapor, estufas, muflas, bombas à vácuo, Unidade de destilação.