Laboratório de Química de Água

Ensaios acreditados na norma NBR ISO 17025
Clique aqui para ver o Escopo

 

O Laboratório de Química de Água é acreditado pelo INMETRO com base na norma NBR ISO/IEC 17025:2005 desde 2010, tem como foco de atuação a avaliação da qualidade da água para diversos fins, tais como: potabilidade, irrigação, recreação (piscinas, clubes, lagoas, etc), águas superficiais (caracterização e monitoramento de lagos, rios e fontes), farmácia, concreto, refrigeração, caldeira, piscicultura e outros. Realiza análises de monitoramento de despejos industriais em atendimento aos critérios das legislações municipais, estaduais e federais e avaliação das águas naturais.

O Laboratório de Química de Água faz parte das Redes de Prestação de Serviços Tecnológico do Sistema Brasileiro de Tecnologia/SIBRATEC, ficando inserido nas Redes Temáticas de Saneamento e Abastecimento de Água – RESAG e na de Monitoramento Ambiental – REMA.

Laboratório instalado há mais de 30 anos no Instituto, responsável por análises de água e efluentes. Denominado inicialmente como Laboratório de Água e Despejos Industriais.

Em 2007 devido a implantação de um sistema de gestão e adequação às exigências do mercado passou-se a chamar Laboratório de Química de Água – LQA.

Em 2008 foram retomadas as atividades de pesquisa no ITPS, iniciando com projetos ambientais desenvolvidos no LQA, tais como: Qualidade da Água e Estado Trófico da Lagoa Salomé no município de Cedro de São João; Composição química da água da chuva na região urbana e industrial do Estado de Sergipe; Qualidade da água das bacias hidrográficas do Estado de Sergipe. Visando incrementar a pesquisa tecnológica durante o ano de 2008 foram implementadas as seguintes atividades: Contratação de Pesquisadores doutores PRODOC/CNPq e Apresentação de trabalhos em Congressos.

Em 2009 foi selecionado na Chamada Pública FINEP/MCT para integrar as Redes de Prestação de Serviços Tecnológico do Sistema Brasileiro de Tecnologia/SIBRATEC, inserido nas Redes Temáticas de Saneamento e Abastecimento de Água e na de Monitoramento Ambiental.

Em 2010 o LQA foi Acreditado pelo INMETRO com base na norma NBR ISO/IEC 17.025:2005 em ensaios para análise de água e efluentes.

Em 2012 o ITPS firmou o convênio nº 001/2012 SEMARH/ITPS com o objetivo de promover o monitoramento dos mananciais superficiais e reservatórios do Estado de Sergipe.

O Laboratório de Química de Água atua na avaliação da qualidade da água para diversos fins oferecendo as seguintes análises:

1. Propriedades físicas e agregadas: condutividade elétrica, salinidade, turbidez, cor, pH, alcalinidade, dureza, sólidos totais, sólidos dissolvidos, sólidos suspensos, sólidos fixos e voláteis e sólidos sedimentáveis;

2. Constituintes inorgânicos não metálicos: brometo, cloreto, cloro residual, dióxido de carbono, fluoreto, bromato, clorito, nitrogênio amoniacal, nitrito, nitrato, nitrogênio total (orgânico/Kjeldahl), oxigênio consumido, oxigênio dissolvido, fosfato, fósforo total, silicato, sulfeto, sulfato, carbonato e bicarbonato;

3. Constituintes orgânicos agregados: demanda bioquímica de oxigênio (DBO5), demanda química de oxigênio (DQO), óleos e graxas, carbono orgânico total, glifosato, (AMPA);

4. Constituintes metálicos: ferro, lítio, sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro, manganês, alumínio, chumbo, cobalto, cobre, cromo, níquel, zinco, e outros.

Simone Lessa Marques
Coordenadora do Laboratório
(79) 3179-8068
lab.agua@itps.se.gov.br

Parceiros

Última atualização: 7 de dezembro de 2018 11:52.