Conheça o Laboratório

O Laboratório de Microbiologia foi fundado com o objetivo de realizar análises em água e alimentos com a principal função de atender a demanda de merenda escolar da rede pública de ensino. E, desde então, tem atendido a indústrias, hospitais, farmácia, restaurantes, e pessoas físicas com interesse de avaliar qualidade de alimentos, bebidas e água para diversos fins de uso (dessedentação de animais, potabilidade, piscina, agricultura).

Análises microbiológicas realizadas em nosso Laboratório (LMicro) possibilitam a identificação, ou não, de agentes etiológicos como microrganismos ou corpos estranhos presentes na água ou em alimentos. Assim, oferecemos ferramentas importantes e indispensáveis para conferir a qualidade de produtos em relação às condições higiênicas sanitárias empregadas no processo de fabricação, armazenamento e outras finalidades. A partir dos resultados das referidas análises, é possível controlar a qualidade de produtos, ampliar a vida de prateleira de alimentos, controlar a higienização de manipuladores/mãos, equipamentos, superfícies, carcaças de animais e utensílios com a finalidade de evitar a disseminação de doenças seja por contaminação de água ou por alimentos.

Os laudos das análises são liberados de acordo com os critérios das legislações vigentes, e de acordo com origem e finalidade da amostra: CONAMA, Ministério da Saúde, Farmacopéia, ANVISA.

Área de Atuação

⮞ ANÁLISES DE ÁGUA/ Legislação:

Coliformes totais, coliformes termotolerantes, Escherichia coli e Bactérias heterotróficas.
Efluente para corpo hídrico (Classe 1 a 4): Resolução CONAMA n° 357, de 17 de março de
2005 e Resolução CONAMA n° 430, de 13 de maio de 2011.
Análise de potabilidade: Portaria GM/MS Nº 888 de 4 de maio de 2021 do Ministério da Saúde.
Análise de água mineral: Instrução Normativa n° 60, de 23 de dezembro de 2019 – Categoria 24
A.
Análise de água de piscina: ABNT NBR 10818:2016 – (NB1219).
Análise de água para uso farmacêutico e diversos tipos de água: Farmacopéia Brasileira 6ª ed.
2019.

⮞ ANÁLISE DE ALIMENTOS/ Legislação:

Aeróbios mesófilos, Staphylococcus aureus, Salmonella, Escherichia coli, Enterobacteriaceae, Bolores e leveduras e Sujidades: Instrução Normativa N°60, de 23 de dezembro de 2019.
Análise de sujidades, larvas, parasitas e materiais estranhos com macroscopia e microscopia: Resolução RDC nº 623, de 9 de março de 2022.

⮞ ANÁLISE ATRAVÉS DE SWAB/ Legislação:

Controle Microbiológico de Mãos, Análise de Carcaças em Bovinos e Suínos e Análise de superfícies diversas, equipamentos e utensílios.
Farmacopéia Brasileira 6ª ed. 2019, Instrução Normativa nº 60 de 20 de dezembro de 2018.

Contato

Rejane Andrade Batista
Coordenadora do Laboratório
(79) 3179-8067
lab.microbiologia@itps.se.gov.br

Atualizado: