Atualmente, 10 colaboradores do ITPS participam do curso
O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) estão realizando o Curso de Formação de Agentes em Metrologia Legal. O objetivo é capacitar os colaboradores do ITPS para atuação na verificação de instrumentos de medição e no controle metrológico legal das mercadorias pré-embaladas, a partir dos fundamentos no campo da Metrologia Legal.
O curso, que foi iniciado em março deste ano, está ocorrendo na modalidade híbrida, ou seja, com uma parte ministrada na modalidade online, a distância, e outra parte ministrada por meio de atividades práticas. A capacitação é divida em quatro partes: Fundamentos da Metrologia, Metrologia Legal, Verificação de Instrumentos de Medição e Mercadorias Pré-Embaladas e Prática Supervisionada, quando os alunos participam de atividades nos laboratórios ou em campo.
No ITPS, o curso tem como interlocutora (organizadora), a servidora Rose Carla Pereira, que atua na Ouvidoria; e como supervisores de prática (instrutor), os servidores José Adebaldo Nunes, Maria Jucileide Ferreira e José Euzébio dos Santos. São os supervisores que orientam e acompanham os alunos nas atividades práticas do curso. Todos eles possuem experiência significativa e competência técnica nas atividades em campo de controle metrológico legal para instrumentos ou mercadorias pré-embaladas.
“O objetivo do ITPS, em parceria com o Inmetro, é capacitar os colaboradores para atendimento às demandas de mão de obra qualificada na área da Metrologia que possam surgir a partir de aposentadorias, desligamento dos servidores ou aumento natural das atividades em função do desenvolvimento do estado. Para atuar nessas áreas, o colaborador precisa ter uma formação específica em Metrologia Legal, que o tornará apto a aplicar a legislação metrológica e realizar verificações, atuando na proteção ao consumidor, no combate à pirataria e na garantia da justa concorrência”, explica o diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade.
Atualmente, 10 colaboradores do ITPS participam do curso. A previsão é que todas as atividades sejam concluídas até o dia 10 de julho.
Por Verlane Estácio
Ascom/ITPS













