O Dia do Meio Ambiente é celebrado anualmente no dia 5 de junho

Especializado em serviços técnicos, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) oferta a população, empresários e indústrias, diversas análises laboratoriais que contribuem para uso sustentável dos recursos naturais. A importância de preservação do meio ambiente é celebrada anualmente no dia 5 de junho.

Um dos serviços essenciais à preservação do meio ambiente é o monitoramento dos rios e efluentes industriais. “O Ministério do Meio Ambiente permite que indústrias lancem seus efluentes em corpos hídricos, mas desde que estejam tratados e dentro dos parâmetros estabelecidos em legislação. O ITPS é o órgão do Estado que oferta as análises que permitem às indústrias avaliarem os seus efluentes e lançá-los tratados no meio ambiente”, explica a diretora técnica do ITPS, Lúcia Calumby.
Ainda de acordo com diretora técnica, por meio de convênio assinado com a Superintendência de Recursos Hídricos e de Meio Ambiente, coordenada pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurb), e de investimentos da Agência Nacional de Águas (ANA), o ITPS faz as coletas e as análises dos parâmetros de qualidade da água em Sergipe. “O objetivo central é o diagnóstico da qualidade da água em mananciais e reservatórios do estado. As ações abrangem todo o território sergipano. São quatro campanhas por ano com coleta e análise de 81 amostras de água, em 63 rios, riachos e 18 reservatórios sergipanos”, detalha Lúcia Calumby.

A análise da fertilidade do solo, que atende a clientes de Sergipe, Bahia e Alagoas, contribui para elevar a produtividade agrícola, ao mesmo tempo, em que auxilia o agricultor na preservação do meio ambiente. “A análise de solo é uma ferramenta simples, precisa e de baixo custo, que auxilia agricultores no uso racional de corretivos e fertilizantes, permitindo aumentar a produtividade e proteger o meio ambiente, por meio do seu uso adequado”, completa a diretora técnica.
Em processo de implantação, a análise de agrotóxicos em água, solo e alimentos vai auxiliar o Estado no monitoramento da presença desse tipo de substância. “Essas análises são extremamente importantes, pois vão fornecer subsídios para os órgãos competentes possam monitorar o uso de agrotóxicos em Sergipe. O excesso de uso dessas substâncias se tornou uma discussão nacional, porque altera a qualidade dos solos, provoca contaminações em lençóis freáticos e rios, causa desequilíbrios na fauna e flora e prejudica a saúde dos seres humanos”, detalha a gerente de atividades técnicas do ITPS, Ana Virgínia Figueiredo.
Responsabilidade socioambiental
Comprometido com a responsabilidade socioambiental, o ITPS está em processo de retomada da adesão da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), programa do Ministério do Meio Ambiente que estimula órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade.

“Com a nova adesão à A3P, o ITPS demonstra a sua preocupação em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. Estamos estimulando a reflexão e a mudança de atitude dos servidores para que os mesmos incorporem os critérios de gestão socioambiental em suas atividades rotineiras e ajudem a promover o uso racional dos recursos naturais e a redução de gastos institucionais. Desta forma, estaremos protegendo a natureza e, consequentemente, reduzindo desperdícios”, destaca o diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade.
Por Verlane Estácio/Ascom ITPS








