Diretores do ITPS visitam instalações da Usina Termoelétrica de Sergipe

Comitiva do ITPS visita a UTE Sergipe

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), através do diretor-presidente, Kaká Andrade, e da diretora técnica, Lúcia Calumby, visitou as instalações da Usina Termoelétrica Porto de Sergipe, localizada na Barra dos Coqueiros.

Visita ocorreu na terça-feira, 12

Ao lado dos diretores, também estavam o assessor Geral de Planejamento, Marcus Sândalo; a assessora Geral da Qualidade, Tâmara Fontes; a coordenadora de programas institucionais de Iniciação Científica e Tecnológica, Rejane Batista, e o administrador de projetos especiais, Raphael Souza. A comitiva do ITPS foi recebida pelo gerente de projeto da GE, Adriano Cezário, que realizou a apresentação do projeto Usina Termoelétrica Porto de Sergipe I, e comandou um tour pelas instalações da obra.

“O objetivo da nossa visita é promover uma interação entre as instituições, fazendo com que uma conheça os negócios da outra, no intuito de estabelecer parcerias. A Celse já anunciou que pretende investir em pesquisa e o ITPS, como instituição de ciência, tecnologia e pesquisa, se coloca à disposição para participar de todo esse processo e contribuir para a consolidação das indústrias em Sergipe”, detalha o diretor-presidente do ITPS.

Usina Termoelétrica fica na Barra dos Coqueiros

Na ocasião, Kaká Andrade, entregou um ofício convidando os representantes da Celse e da GE Power para uma visita técnica às instalações do ITPS, onde também serão apresentados os serviços de análises laboratoriais, pesquisas e atividades de verificação metrológica, perícia em produtos pré-embalados e avaliação da conformidade, no sentido de estreitar relações e estabelecer parcerias, visando a consolidação dessas instituições no desenvolvimento sócio econômico do estado.

Sobre a UTE

A Usina Termoelétrica Porto de Sergipe (UTE) está localizada em Barra dos Coqueiros e será responsável por converter gás natural liquefeito em energia elétrica. Com utilização de tecnologia de ponta, a construção da usina é conduzida pela General Electric (GE), a maior empresa digital industrial do mundo e líder mundial em tecnologia para a geração de energia. Pela primeira vez, as turbinas a gás 7HA, da GE, consideradas as mais eficientes do mundo, segundo o Livro dos Recordes (Guinness), serão utilizadas no Brasil.  Essa tecnologia está sendo empregada na Usina Termelétrica Porto de Sergipe I.

Além da redução dos custos operacionais, essa eficiência tecnológica reduz a emissão de carbono. As modernas termelétricas movidas a gás natural têm emissões cerca de 90% menores do que às de usinas movidas a óleo diesel ou óleo combustível e são um componente fundamental nas matrizes energéticas modernas, colaborando para aumentar a participação dos renováveis no sistema e garantir a segurança da operação. “A característica inovadora das térmicas se dá porque conseguem modular sua potência, ou serem desligadas e ligadas conforme a necessidade de complementação das energias renováveis, aliado ao baixo impacto ambiental e custo de geração. Na térmica sergipana, a GE aplicou a técnica da modularização na construção da usina. Essa solução de engenharia reduziu o prazo na execução da obra, garantindo maior qualidade na fabricação e menor risco em segurança”, explica Adriano Cezário, gerente do Projeto da GE.

A térmica sergipana vai operar em ciclo combinado, com uma turbina a vapor e três turbinas a gás 7HA da GE e poderá ter capacidade de geração de até 1.551 MW, operando com aproximadamente 40 funcionário da GE. O empreendimento inclui ainda uma linha de transmissão de 500 kV, que levará a energia gerada na usina até a Subestação Jardim na cidade de Nossa Senhora do Socorro (SE), e instalações marítimas, que contemplam o navio Unidade de Armazenamento e Regaseificação do Gás Natural Liquefeito (GNL), o sistema de ancoragem e gasoduto para transporte do gás até a usina, além das adutoras de captação de água e descarte de efluentes.

 

Por Verlane Estácio

Ascom ITPS com informações da GE

Parceiros

Última atualização: 14 de fevereiro de 2019 14:17.