Engenheiro químico Kaká Andrade reassume a presidência do ITPS

Após três meses afastado, Kaká Andrade reassume a presidência do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), principal órgão de ciência e tecnologia do estado. Esta será a terceira vez que ele ocupa o cargo.

À frente do instituto há mais de seis anos, Kaká traz consigo uma vasta experiência adquirida em passagens pela Secretaria de Meio Ambiente de Sergipe, pela diretoria da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e em secretarias municipais. Sua trajetória também inclui atuação no legislativo, como vereador e senador.

“É com grande satisfação que retorno à presidência do ITPS. Tenho certeza de que, com o apoio da equipe e da comunidade científica, poderemos alcançar grandes resultados e contribuir para o desenvolvimento sustentável de Sergipe”, afirmou Kaká Andrade ao assumir a posição.

Continuidade e novos desafios

Ao longo de suas gestões anteriores, Andrade promoveu avanços no ITPS, destacando-se pela ampliação das análises realizadas para atender às demandas crescentes de empresas locais e estaduais. Um dos marcos de sua liderança foi a implementação da Fiscalização 4.0 do cronotacógrafo, realizada de forma remota, modernizando o processo de controle. Além disso, laboratórios foram acreditados, e outros entraram em fase de acreditação.

Houve também um aumento no número de bolsas de pesquisa, incentivando a inovação e o desenvolvimento científico, e a aquisição de equipamentos de última geração, como um cromatógrafo líquido acoplado a um espectrômetro de massa, aprimorando ainda mais a capacidade técnica do instituto.

Agora, Kaká Andrade retorna ao cargo com a missão de dar continuidade a projetos estratégicos e alavancar novas iniciativas que possam fortalecer ainda mais o papel do ITPS no desenvolvimento sustentável do estado.

A passagem de Denisson Salustiano

Kaká assume o cargo do engenheiro de processos, Denisson Salustiano, que esteve à frente da presidência do ITPS durante três meses. Em um discurso de despedida, Denisson destacou o comprometimento de sua gestão com a modernização do órgão e a implementação de projetos fundamentais. “Eu me despeço da presidência do ITPS com a sensação de missão cumprida por tudo que foi iniciado e implantado. Espero que esse momento passageiro tenha contribuído muito com a história desse órgão de extrema relevância para o Estado e para o país”, declarou.

Denisson ainda ressaltou a importância de ciclos de gestão e o papel do ITPS como patrimônio do estado de Sergipe, reforçando o desejo de que a instituição continue avançando sob a nova liderança. “Com 101 anos de história, o ITPS se mantém como um dos pilares da ciência e tecnologia em Sergipe, e, agora, sob a condução de Kaká Andrade, promete continuar trilhando um caminho de inovação e contribuição para o desenvolvimento da ciência e tecnologia”, diz.

Parceiros

Última atualização: 14 de outubro de 2024 08:30.