Presidente destacou aproximação entre Abipti e associados durante a 40ª Assembleia Geral Ordinária, na sede do ITPS, em Aracaju

A aproximação entre Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti) e as entidades associadas, por meio da realização de reuniões itinerantes, foi destaque nesta quinta-feira, 6, na 40ª Assembleia Geral Ordinária, que aconteceu na sede do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão que ocupa a vice-presidência da instituição pela região Nordeste.

De acordo com presidente da Abipti, Luiz Fernando Vianna, a principal meta do Conselho Diretor é ampliar a interação com as entidades associadas, por meio das reuniões itinerantes. “O nosso primeiro encontro ocorreu em Manaus, onde tivemos atividades formais, visitamos nossos associados e felizmente trouxemos novos integrantes para a Abipti. A partir daí, tivemos outras oportunidades de reuniões fora da nossa base em Brasília, como por exemplo, no Rio de Janeiro, onde pudemos conhecer mais a fundo o trabalho da Fiocruz e novamente cumprimos nosso compromisso de tornar a Abipti mais regional. Hoje com agenda em Aracaju, demos mais um passo importante, pois temos vários associados na região. Então, passo a passo, nós estamos cumprindo o objetivo de tornar a Abipti uma entidade mais efetiva para os seus associados”, comenta.
Ainda de acordo com Luiz Fernando Vianna, além de ter retomado a agenda de treinamento do programa Abipti Capacita, que este ano, já passou por cidades, como Aracaju e Rio de janeiro, a Abipti está preparando uma grande missão internacional a Israel, cujo foco é obtenção de experiências exitosas que possam auxiliar no desenvolvimento das atividades dos seus associados. “Essa nossa missão para Israel em novembro será um grande marco, pois ela foi totalmente desenhada pensando nos anseios dos nossos associados. Será uma missão interdisciplinar, pois vamos interagir setores da saúde, energia e vários outros”.

O presidente ressalta que entidades associadas à Abipti são responsáveis pela inovação gerada no Brasil. “Somos aproximadamente 150 instituições espalhadas pelo país em diversos setores. São essas instituições que fazem com que a palavra inovação tenha valor e aconteça, pois desenvolvem pesquisas, novos produtos e serviços em benefício da sociedade”, comenta Luiz Fernando.
Abipti e ITPS
A participação do ITPS no Conselho Diretor da Abipti foi elogiada pelo presidente Luiz Fernando. “A ida de Kaká Andrade para a presidência do ITPS trouxe um grande diferencial porque ele é uma pessoa dinâmica. Em minha opinião, a contribuição dele na Abipti tem a mesma proporção do que a contribuição no ITPS. Com esse dinamismo, ele faz com que o ITPS e a Abipti se destaquem na mídia, contribuindo para a inovação no país inteiro”.
Para o diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade, a presença da instituição no Conselho Diretor da Abipti, insere Sergipe e o Nordeste na defesa dos interesses da ciência e tecnologia no país. “Historicamente, os debates em torno de ciência, tecnologia e inovação se concentram no eixo Sul e Sudeste. No entanto, com a representatividade regional, no caso do Nordeste, por meio do ITPS, essas discussões se ampliaram, atendendo de maneira mais efetiva, as demandas das instituições de diversas regiões. Acredito que essa união entre as instituições de pesquisa é que vai impulsionar melhorias no setor, e consequentemente, tornar o Brasil soberano e independente de tecnologia externa”, comenta Kaká.

Assembleia
A 40ª Assembleia Geral Ordinária da Abipti foi realizada na sede do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) – autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e Órgão Delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
O diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade, foi nomeado pelo presidente da Abipti, Luiz Fernando Viana, para presidir os trabalhos. Jorge Cruz, vice-presidente pela região Sudeste, e Flaudemira Paula, diretora executiva, participaram presencialmente. O presidente Luiz Fernando Vianna, assim como André Tapajós, vice-presidente pela região Norte, e Bibiana Marcondes, diretora do Núcleo de Serviços, participaram de maneira online.
Por Verlane Estácio/Ascom ITPS








