Na manhã desta quarta-feira, 30, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), recebeu os alunos da Escola Municipal Prefeita Maria das Graças Souza Garcez, localizada em Itaporanga d’Ajuda (SE). Os estudantes participaram de uma série de atividades que marcaram a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O tema desta edição, ‘Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais’, promoveu aprendizados sobre a rica diversidade ambiental e as tecnologias sociais voltadas à preservação dos biomas brasileiros e sergipanos.
Os estudantes foram recebidos no auditório do ITPS, onde assistiram a uma palestra sobre os biomas de Sergipe, ministrada pelo engenheiro agrônomo Anderson Góes Rocha. Além de reforçar a importância da biodiversidade, os alunos puderam conhecer sobre a importância da conservação do solo e das práticas sustentáveis no contexto ambiental.
A visita incluiu também uma passagem pelo Centro de Memória da Ciência e da Tecnologia em Sergipe (CMCTS), espaço dedicado à preservação e divulgação do conhecimento científico local. Os alunos ainda receberam do ITPS, com o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), diversas mudas de plantas nativas dos biomas do estado, para a realização do plantio durante a culminância do projeto ‘Sustentabilidade: saberes e tecnologias’, desenvolvido pela escola.
A microbiologista do ITPS e doutora em Biotecnologia, Rejane Batista, ressaltou a importância de abrir as portas do instituto para os jovens. “É extremamente gratificante receber essa turma e proporcionar momentos de aprendizado prático dentro do ambiente científico. Essa é uma oportunidade única para que eles percebam como o conhecimento aplicado pode transformar nosso estado e nosso país. A interação com nossos profissionais e a vivência do que estão estudando em sala de aula, como os biomas e a conservação de recursos naturais contribuem para uma formação mais rica e envolvente”, explica Rejane.
A aluna Izadora Figueiredo também destacou o valor da experiência. “Essa visita ao ITPS está agregando muito ao que aprendemos na escola. Aqui, estamos conhecendo mais sobre conservação do solo, curiosidades e o manejo adequado. Gostei muito, é uma experiência excelente. Na sala de aula estudamos os biomas e, agora, no ITPS, estamos vendo isso de perto e aplicando na prática. Estudamos o bioma da Caatinga e outros, e essa visita só fortaleceu o que aprendemos,” compartilhou Izadora.
A diretora Arycelia Sobral também celebrou a iniciativa. “A visita dos nossos alunos ao ITPS é uma experiência transformadora. Ver o entusiasmo e o brilho nos olhos deles ao se aproximarem do universo científico é emocionante. É uma chance valiosa para que entendam o papel da pesquisa e da tecnologia no futuro de Sergipe e do Brasil. A parceria entre a escola e o ITPS é um passo essencial para que essas crianças desenvolvam um senso de responsabilidade com o meio ambiente e cultivem o desejo de aprender cada vez mais”, disse.
















