
O diretor-presidente do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), Kaká Andrade, recebeu nesta sexta-feira, 12, a consultora jurídica Stella Maris Machado, para analisar a viabilidade da implantação de um Programa de Integridade (Compliance) na instituição.

O Programa de Integridade – é um programa de Compliance específico – que consiste no conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades e na aplicação efetiva de códigos de ética e de conduta, políticas e diretrizes com objetivo de detectar e sanar desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos praticados contra a administração pública, nacional ou estrangeira. O Compliance vem do verbo (em inglês) “to comply”, ou seja, estar em conforme, de acordo com as regras, ou seguir normas.
“Trata-se de uma metodologia que visa implantar a cultura de seguir regras, procedimentos, leis externas e normas internas. É um sistema que visa trabalhar a integridade com foco na recuperação da imagem da instituição, na gestão dos riscos e no controle interno”, explica Stella Maris.
O diretor-presidente Kaká Andrade ressalta que a adoção de um programa de integridade reforça o alinhamento do ITPS com prerrogativas do Governo de Sergipe e do Inmetro. “A adoção do Compliance vai tornar a instituição mais eficiente na utilização de seus recursos, mais transparente na sua gestão, diminuindo seus riscos e potencializando seus resultados junto aos cidadãos”.
A reunião contou com a presença do diretor financeiro, Renato Lino; da diretora técnica, Lúcia Calumby; do Assessor de Planejamento, Marcus Sândalo; da assessora geral da Qualidade, Tâmara Fontes; da Procuradora Jurídica, Maria Amélia Campos; e do coordenador de Controle Interno, José Melquíades.
Ascom ITPS








