
O diretor-presidente do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), Kaká Andrade, esteve nesta quarta-feira, 3, na sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em Brasília, com objetivo de firmar um acordo de cooperação técnica para implantação do projeto ‘Monitoramento de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos’.
Este projeto nasceu da preocupação do ITPS com os impactos causados na saúde humana e meio ambiente a partir do uso indiscriminado de agrotóxicos na agricultura. Diante deste cenário, o ITPS, que atualmente desenvolve metodologias para determinação dos níveis de agrotóxicos presentes no tomate e na alface produzidos em Sergipe, resolveu ampliar as suas ações, propondo um projeto para monitoramento de resíduos de agrotóxicos em diversos alimentos.
“O objetivo é implantar, de maneira gradual e progressiva, a rotina de análises de agrotóxicos em amostras de alimentos. Inicialmente, as análises serão em hortifrutigranjeiros, mas em longo prazo, a ideia é investigar uma maior diversidade possível de alimentos, e assim melhorar a qualidade do arranjo produtivo local, notadamente nas questões referentes à saúde do trabalhador rural e da população consumerista, bem como garantir que o meio ambiente não sofra com as consequências do uso indiscriminado dessas substâncias”, esclarece o diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade.
Na reunião, que contou com a presença de Carlos Alexandre Oliveira, gerente geral substituto de Toxicologia, e Juliano dos Santos Malty, assessor da Anvisa, Kaká Andrade, apresentou a capacidade operacional do ITPS, colocando a instituição à disposição para atender as demandas da Anvisa relacionadas à análise de água e alimentos. “O ITPS dispõe de infraestrutura laboratorial dotada de equipamentos, instalações e de técnicos especializados capazes de realizar análises de qualidade, as quais são comprovadas mediante controle analítico, em conformidade com a norma ISO 17.025:2017, e os ensaios de proficiência”, explica. “Enquanto ITPS, estamos extremamente satisfeitos com os encaminhamentos desta reunião que, com certeza, trará dividendos para o estado de Sergipe”, completa o diretor-presidente.
Sobre o ITPS
O ITPS é uma autarquia especial vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), que tem como atividades principais a execução de serviços tecnológicos especializados, sob a forma de ensaios e análises nas áreas de meio ambiente, alimentos, fertilizantes, calcário, água, solos, tecidos foliares e resíduos industriais, e pesquisas científicas e tecnológicas. Atualmente possui seis laboratórios: Química de Solos, Química de Água, Inorgânica, Microbiologia, Bromatologia e Orgânica.
O ITPS, também integra, através de convênio com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I), tornando-se responsável pela execução do controle metrológico e dos requisitos da Avaliação da Conformidade no Estado de Sergipe. As atividades têm o objetivo de garantir a confiabilidade das relações de consumo e proteger o consumidor.
por Verlane Estácio
Ascom/ITPS








