ITPS explica como funcionará a Delegacia Cibernética lançada nesta sexta em todo o país

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) participa nesta sexta-feira, 27, da inauguração  da Delegacia Cibernética, criada pelo  Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A unidade, com sede em São Paulo, entra em operação juntamente com a Black Friday. A delegacia foi criada para atuar exclusivamente no ambiente digital, monitorando o comércio eletrônico e combatendo a venda irregular de produtos irregulares em todo o país. 

Em São Paulo para a inauguração da Delegacia Cibernética, o diretor-presidente do ITPS, que é órgão delegado do Inmetro em Sergipe, Kaká Andrade, explica que a criação da unidade é uma resposta ao avanço das fraudes digitais, sobretudo relacionadas à venda de produtos sem certificação obrigatória, com informações técnicas manipuladas ou uso indevido do selo do Inmetro.  

“Com o uso de inteligência artificial, análise de dados e sistemas automatizados, a Delegacia terá capacidade de rastrear inconformidades em larga escala e agir com mais agilidade no ambiente virtual. A operação digital reforça o trabalho dos órgãos delegados em todo o país”, disse.

O evento, que contou também com a presença do vice-presidente da república, Geraldo Alckmin, mostrou que a Delegacia operará integrada ao Guardião Digital, plataforma de inteligência artificial desenvolvida para rastrear anúncios suspeitos em sites e marketplaces. A tecnologia cruza as informações dos anúncios com bases oficiais de produtos certificados, permitindo identificar rapidamente possíveis irregularidades. 

Quando forem encontrados indícios de não conformidade, a Delegacia comunicará a plataforma de e-commerce para orientar a retirada do anúncio e notificará o responsável. Se a irregularidade for confirmada, o Inmetro poderá aplicar penalidades previstas em lei, incluindo auto de infração e multa que pode chegar a R$ 1,5 milhão.

Inicialmente, o Guardião Digital começará monitorando quatro grupos prioritários de produtos: fios e cabos elétricos, balanças comerciais, pastilhas de freio e cadeiras plásticas monobloco. A incorporação dos demais produtos regulados pelo Inmetro ocorrerá de maneira gradual, ampliando o alcance do monitoramento digital. A plataforma analisará características técnicas, dados de certificação e requisitos de segurança em cada anúncio suspeito, acelerando a detecção de possíveis inconformidades.

A Delegacia Cibernética atuará em conjunto com a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade, formada pelos órgãos delegados do Inmetro em todo o país, entre eles o ITPS, em Sergipe, que são os braços executivos responsáveis pelo controle de qualidade e pela fiscalização.

Parceiros

Última atualização: 28 de novembro de 2025 12:05.