ITPS faz operação em estabelecimentos que comercializam cabos e fios elétricos

Com o objetivo de garantir a segurança dos consumidores na aquisição de fios, cabos e cordões flexíveis elétricos, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), intensificou as fiscalizações em estabelecimentos da capital nesta quarta-feira, 22. A operação de fiscalização, denominada “Energia Segura”, verificou se os itens, vendidos na capital, atendem às normas estabelecidas pelo Inmetro.

Durante a ação, os agentes fiscais do ITPS submeteram fios, cabos e cordões flexíveis elétricos a ensaios de resistência elétrica nas lojas fiscalizadas. Se irregulares, os materiais podem representar riscos, a exemplo de super aquecimento na fiação elétrica e, consequentemente, o aumento do potencial de acidentes graves, como incêndios nas instalações.

Foram verificadas também as informações obrigatórias que devem estar nas embalagens dos produtos, tais como o selo do Inmetro, nome ou marca do fabricante, origem da indústria, tipo de material, norma técnica e outros dados.

A gerente de qualidade e produtos certificados do ITPS, Marleide Batista, orienta os consumidores a observarem cuidadosamente esses detalhes no momento da compra. “O consumidor deve observar se na embalagem constam as informações que asseguram que o produto adquirido não representa risco. A linguagem deve ser clara e em língua portuguesa, assim como o número do registro, que pode ser consultado no site. Como em qualquer outro produto, a orientação também é não levar para casa se a embalagem estiver violada”, orienta Marleide.

A gerente de qualidade alerta também para as possíveis consequências de adquirir produtos fora das normas. Caso os fios e cabos elétricos apresentem resistência fora dos valores permitidos pela legislação, podem resultar em mau funcionamento de aparelhos eletroeletrônicos, elevação da conta de energia, superaquecimento da fiação elétrica, curtos-circuitos e até incêndios. “Os fios e cabos estão entre os materiais mais importantes que compõem a instalação elétrica de um imóvel. São eles os responsáveis por levar a energia desde o ponto de entrada até os pontos de utilização, como tomadas e interruptores”, ressalta Marleide.

Denúncias

Para fazer uma denuncia no ITPS, o consumidor pode entrar em contato por meio do telefone (79) 99191-3042, no horário das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Também é possível enviar as informações para o e-mail ouvidoria@itps.se.gov.br ou acessar o site e escolher a opção Ouvidoria/SE-Ouv.

A denúncia é anônima, mas é preciso que o consumidor registre um e-mail, caso deseje receber o resultado das fiscalizações referentes à sua demanda.

Parceiros

Última atualização: 24 de novembro de 2023 08:21.