ITPS orienta sobre qualidade do leite em Poço Redondo durante ‘Sergipe é aqui’

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), leva orientações sobre a qualidade do leite e seus derivados à 54ª edição do ‘Sergipe é aqui’, realizada nesta sexta-feira, 8, no município de Poço Redondo, maior bacia leiteira no sertão sergipano. Produtores e consumidores presentes durante a ação também foram orientados sobre a importância das análises físico-químicas e microbiológicas dos produtos lácteos. Participam também desta mesma edição o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) e a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise).

Reconhecido como um dos maiores produtores de leite do estado, Poço Redondo recebeu uma série de informações sobre as análises físico-químicas e microbiológicas realizadas pelo ITPS nos laboratórios de Bromatologia e de Microbiologia, que seguem as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Os testes asseguram a qualidade dos alimentos que chegam ao consumidor, contribuindo também para a valorização da produção local.

Um dos destaques apresentados foi o método implantado pelo ITPS para identificar açúcares no leite e derivados, incluindo a lactose. Com isso, produtores, indústrias e consumidores podem verificar se o produto é ou não isento da substância, atendendo a uma demanda crescente por alimentos adaptados a pessoas com intolerância à lactose.

Durante o evento, técnicos do Instituto demonstraram como funciona o processo de coleta de amostras, os métodos utilizados nas análises e como os produtores podem contratar esses serviços. “O ‘Sergipe é aqui’ é uma vitrine do Governo do Estado e, também, uma oportunidade de apresentar ao povo sergipano o potencial do parque tecnológico do estado. Durante o evento, o ITPS apresentou o portfólio de análises do leite e derivados, dentre os demais serviços que realiza, permitindo ao pecuarista garantir a qualidade e valoração de mercado da produção”, destacou a coordenadora do Laboratório de Bromatologia do ITPS e doutora em alimentos e nutrição, Karina Leão.

Além das análises voltadas ao setor leiteiro, o ITPS ofertou 30 análises de solo gratuitas para agricultores do município. O público também teve acesso a informações sobre análises de alimentos, ração animal e orientações sobre como identificar eletrodomésticos que atendem às normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), do qual o ITPS é órgão delegado em Sergipe.

Serviço

O ITPS realiza análises de alimentos, solos, rações, água e oferece orientações técnicas sobre segurança alimentar e normas de qualidade. O atendimento ao público é feito presencialmente no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), localizado na Rua Vila Cristina, bairro 13 de Julho, em Aracaju. Informações também podem ser obtidas pelo telefone (79) 3198-8811 ou pelo e-mail: sac@itps.se.gov.br.

Ações do SergipeTec e Codise

No estande da Sedetec também foram disponibilizadas à população ações do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), que incluem apresentação do equipamento do Núcleo de Energias Renováveis e Eficiência Energética de Sergipe (Nerees), importante aliado nas pesquisas nas áreas de Bioenergia e Biomassa. Na oportunidade, o Sergipe Tec divulgou cursos de capacitação e prospecção de parcerias, levou informações sobre energias renováveis e transição energética e apresentou um protótipo de geração de hidrogênio.

Já a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) fez a prospecção de novos negócios junto à população e divulgou o Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), cujo objetivo é incentivar e estimular o desenvolvimento socioeconômicoestadual mediante a concessão de apoio a investimentos.

Parceiros

Última atualização: 27 de agosto de 2025 12:31.