ITPS recebe pela quinta vez certificado de qualidade em análise foliar

ITPS é referência na análise foliar (Fotos: Tamiris Novaes)

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) recebeu pela quinta vez o Certificado de Controle de Qualidade do Programa Interlaboratorial de Análises de Tecido Vegetal (PIATV), que é coordenado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Com o documento, todos os resultados de análise foliar – produzidos pelo Laboratório de Ensaios Inorgânicos – receberão um selo de qualidade.

Análise permite verificar estado nutricional das plantas

O Programa Interlaboratorial de Análises de Tecido Vegetal tem o objetivo de estimular e preservar a prática da análise de tecido vegetal, controlar a qualidade do trabalho dos laboratórios, aprimorar a metodologia de análises, e agregar um diferencial no mercado, proporcionando aos participantes a garantia da confiabilidade e credibilidade dos resultados.

Os laboratórios participantes são classificados de acordo com o seu desempenho, e recebem nota que vão de “A” a “D”. Aqueles que recebem as notas “A” e “B” conquistam a certificação e o direito ao uso dos selos de qualidade. Atualmente, laboratórios de todo o país participaram do programa.

O Laboratório de Ensaios Inorgânicos do ITPS foi aprovado Programa Interlaboratorial de Análises de Tecido Vegetal no biênio 2017-2018 e conquistou o direito de utilizar os selos de qualidade em todos os resultados emitidos no ano de 2019.

Lúcia Calumby, diretora técnica do ITPS

“Essa certificação é o reconhecimento do elevado nível de precisão e exatidão dos nossos resultados, demonstrando assim a qualidade dos laudos de análises emitidos pelo laboratório. A manutenção desse padrão de qualidade é resultado de um trabalho em conjunto de toda a área técnica do ITPS, que se dedica diariamente para consolidar a instituição como referência em análise foliar”, comenta a diretora técnica do ITPS, Lúcia Calumby.

Sobre a análise foliar

A análise foliar permite avaliar o estado nutricional das plantas. Aliado à análise de solo, o ensaio foliar serve de ferramenta para o agricultor que deseja melhorar a produtividade de sua lavoura. O ensaio, que pode ser aplicado a todas as culturas, oferece dados para que produtores, com auxílio de engenheiros agrônomos, corrijam possíveis excessos ou deficiências no estado nutricional das plantas na adubação.

Como contratar

O produtor que quiser realizar a análise foliar deve procurar o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do ITPS. Neste setor é possível obter orientações de como proceder a coleta da folha, assim como as informações sobre o valor do serviço. O telefone do SAC é (79) 3179 8087/8080.

Por Verlane Estácio/ Ascom ITPS

Parceiros

Última atualização: 21 de dezembro de 2018 13:15.