
O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) representou a região Nordeste na audiência ocorrida nesta quinta-feira, 4, entre representantes da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI) e o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Astronauta Marcos Pontes.

De acordo com o diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade, que é vice-presidente da ABIPTI pela região Nordeste, no encontro, foi possível conhecer a política de ciência e tecnologia que está sendo implantada pelo governo federal. “Debatemos assuntos ligados à importância da ciência e tecnologia e inovação em qualquer país. Tanto para o ministro, como para nós, a ciência e tecnologia produzem conhecimento, riquezas e soluções para os mais variados problemas da sociedade. Empresas startups de alta tecnologia e baixo custo tornam o mercado mais competitivo e auxiliam as pessoas e os governos nas diversas atividades do cotidiano. Entendemos que a solução dos problemas em qualquer país, seja em educação, saúde ou segurança, agricultura ou qualquer outro segmento, passa pelo desenvolvimento da ciência e da tecnologia”, comenta.
Durante a audiência, Kaká Andrade, também conversou com o ministro sobre as atividades executadas pelo ITPS em Sergipe. “Contamos um pouco da história de 95 anos do ITPS, suas contribuições para o desenvolvimento social e econômico de Sergipe, por meio dos seus serviços e pesquisas, e da nossa meta de posicionar o ITPS e Sergipe na vanguarda do novo pensamento mundial, que é o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação. Precisamos fomentar a cultura da ciência como ferramenta para que Sergipe preste serviços relevantes aà nossa sociedade com qualidade e menos recursos, é fazer mais com menos”, destaca o diretor-presidente do ITPS.

Missão Israel
Em Brasília, Kaká Andrade participou também de uma visita ao Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, onde se reuniu com o chefe da Divisão de Assuntos de Defesa, Hélio Franchini, e com o assessor Militar, capitão de Mar e Guerra, João Batista Barbosa, que garantiram o apoio da pasta à Missão Israel, iniciativa da ABIPTI, que promoverá entre os dias 2 e 9 de novembro de 2019, uma imersão em ecossistemas de inovação localizados em Tel Aviv.
A missão internacional da ABIPTI pretende incentivar a interação entre os ambientes de inovação israelenses e os profissionais brasileiros que atuam com Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I). Os participantes terão reuniões com empresas israelenses, assistirão palestras com especialistas nos mercados de saúde, energia e TICs, e realizarão visitas técnicas à empresas, organizações, universidades e institutos renomados.
“Estamos viabilizando a participação de Sergipe nessa missão com objetivo de conhecer o Parque Tecnológico de Israel, buscar conhecimento e estabelecer junto aos centros avançados de tecnologia parcerias que nos tragam ações que auxiliaram na evolução dos países desenvolvidos, a exemplo do próprio Estado de Israel, cujo território em sua maioria é deserto, mas mesmo assim se tornou um dos países mais ricos do mundo, justamente por ter colocado em sua base de sustentação a ciência e tecnologia. Aproveitaremos essa grande oportunidade para verificar as mais recentes inovações tecnológicas, pensando em adaptá-las à nossa realidade e contribuir para o desenvolvimento econômico e social do semi árido nordestino”, detalha Kaká.
ABIPTI
A Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI) é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que reúne mais de 150 entidades públicas e privadas de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico, com presença nas cinco regiões e 27 unidades da Federação.
ITPS
O ITPS é uma autarquia especial vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) com laboratórios especializados em análises de química de água, microbiologia, bromatologia, química de solos, ensaios inorgânicos e química orgânica.
A instituição também atua como Órgão Delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), sendo responsável pela execução do controle metrológico e dos requisitos da Avaliação da Conformidade no Estado de Sergipe, cujo objetivo é garantir a confiabilidade das relações de consumo e proteger o consumidor.
O ITPS ocupa a vice-presidência da ABIPTI pela região Nordeste e também integra o Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o Conselho de Administração do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) e o Consellho Deliberativo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Sergipe).
por Verlane Estácio
Ascom/ITPS








