Laboratório – Água

Ensaios acreditados na norma NBR ISO 17025
Escopo de Acreditação
Certificado de Acreditação

Conheça o Laboratório

 O Laboratório de Química de Água (LQA), que é acreditado pela Coordenação Geral da Acreditação do Inmetro-CGCRE, desde 2010, com base na norma NBR ISO/IEC 17025, tem como foco de atuação a avaliação da qualidade da água para diversos fins, tais como: potabilidade, irrigação, recreação (piscinas, clubes, lagoas, etc), águas superficiais (análise e monitoramento de lagos, rios e fontes), farmácia, concreto, refrigeração, caldeira, piscicultura e outros. O LQA realiza também análises de monitoramento de despejos industriais em atendimento aos critérios das legislações municipais, estaduais e federais e avaliação das águas naturais.

O Laboratório de Química de Água foi instalado no ITPS há mais de 30 anos com objetivo de fazer análises de água e efluentes. Inicialmente, recebeu a denominação de Laboratório de Água e Despejos Industriais.

Em 2007, devido a implantação de um sistema de gestão e adequação às exigências do mercado, passou-se a chamar Laboratório de Química de Água (LQA).

Em 2008, foram retomadas as atividades de pesquisa no ITPS, iniciando com projetos ambientais desenvolvidos no LQA, tais como: qualidade da Água e Estado Trófico da Lagoa Salomé no município de Cedro de São João; composição química da água da chuva na região urbana e industrial do Estado de Sergipe; e qualidade da água das bacias hidrográficas do Estado de Sergipe. Visando incrementar a pesquisa tecnológica, durante o ano de 2008, foram implementadas as seguintes atividades: contratação de Pesquisadores doutores PRODOC/CNPq e apresentação de trabalhos em congressos.

Em 2009, o LQA foi selecionado na Chamada Pública FINEP/MCT para integrar as Redes de Prestação de Serviços Tecnológico do Sistema Brasileiro de Tecnologia/SIBRATEC. A partir de então, foi inserido nas Redes Temáticas de Saneamento e Abastecimento de Água (Resag) e na Rede de Monitoramento Ambiental (Rema).

Em 2010, o LQA foi Acreditado pela Coordenação Geral da Acreditação do Inmetro-CGCRE, com base na norma NBR ISO/IEC 17.025, em ensaios para análise de água e efluentes.

Em 2012, o ITPS firmou o convênio nº 001/2012 SEMARH/ITPS com o objetivo de promover o monitoramento dos mananciais superficiais e reservatórios do Estado de Sergipe.

 

Área de atuação

O Laboratório de Química de Água atua na avaliação da qualidade da água para diversos fins oferecendo as seguintes análises:

  1. Água para consumo humano (potabilidade) – Portaria 888/2021 do Ministério da Saúde-MS
  2. Água para irrigação – USSLS-Classificação proposta por U.S. Salinity Laboratory Staff
  3. Água para Farmacopeia – Padrão Farmacopeia, 6ª ed. 2019
  4. Água para Diálise – Resolução RDC 11/2014 ANVISA-MS
  5. Água para Argamassa/concreto – ABNT NBR-15900/2009
  6. Água de Chuva – ABNT NBR 15527/2007
  7. Águas naturais, subterrâneas, piscicultura, carcinicultura, efluentes – Resolução CONAMA/Ministério do Meio Ambiente
  8. Água para Piscina – ABNT NBR 10818:2016
  9. Água para Cemitério– CEMA 33/2014, CONAMA 396/2008, Portaria Nº 888/2021
  10. Água de reuso (efluente tratado, água residuária, esgotos) – ABNT NBR 13969/97 (a depender da classe de uso)
  11. Propriedades físicas e agregadas: condutividade elétrica, salinidade, turbidez, cor, pH, alcalinidade, dureza, acidez, sólidos totais, sólidos dissolvidos, sólidos suspensos, sólidos fixos e voláteis e sólidos sedimentáveis;
  12. Constituintes inorgânicos não metálicos: cloreto, cloro residual, dióxido de carbono, fluoreto, nitrogênio amoniacal, nitrito, nitrato, nitrogênio total, oxigênio consumido, oxigênio dissolvido, fosfato, fósforo total, silicato, sulfato, carbonato e bicarbonato;
  13. Constituintes orgânicos agregados: demanda bioquímica de oxigênio (DBO5), demanda química de oxigênio (DQO), óleos e graxas, carbono orgânico total (TOC);
  14. Constituintes metálicos: ferro, lítio, sódio, potássio, cálcio, magnésio, manganês, alumínio, chumbo, cobalto, cobre, cromo, níquel, zinco, molibdênio, estanho, antimônio, prata, estrôncio, bário, entre outros elementos.
  15. Entre outras, a depender da procedência da amostra e finalidade de uso.

Contatos

Cleuber Henrique Cardeal Souza Cardoso
Coordenador do Laboratório

Cláudia Xavier
Coordenadora Substituta do Laboratório

(79) 3198-8816
lab.agua@itps.se.gov.br
claudia.xavier@itps.se.gov.br

Parceiros

Última atualização: 8 de abril de 2024 11:24.