Laboratório de Solos é contemplado pela 18ª vez com certificado de excelência da Embrapa

A certificação atesta a qualidade das análises ofertadas pelo Laboratório de Solos e Química Agrícola aos pequenos e grandes produtores rurais de Sergipe

Laboratório de Solos do ITPS obteve novamente o selo de qualidade da Embrapa (Foto: Arthuro Paganini)

 

Certificado de Excelência atesta qualidade das análises de solo no ITPS (Foto: ITPS)

O Laboratório de Solos e Química Agrícola do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), único laboratório do Governo do Estado que atende a demanda de pequenos e grandes produtores rurais, foi contemplado, pela 18ª vez consecutiva, com o Certificado de Excelência do Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF). A certificação é oriunda da Embrapa Solos e confere ao ITPS o direito de utilizar um selo que atesta a qualidade de suas análises de solos.

O diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade, explica que o Laboratório de Solos aderiu voluntariamente ao programa de avaliação com objetivo garantir aos produtores rurais a confiabilidade dos resultados. “A certificação comprova que o ITPS atende, com excelência, a todos os critérios de qualidade de análises de solo, e que oferta aos produtores rurais resultados confiáveis para a incrementação da produtividade agrícola. Além disso, os laudos oriundos de laboratórios dotados de certificado de excelência da Embrapa possuem maior credibilidade junto aos órgãos financiadores de crédito agrícola”, detalha.

Análises de solo atendem a produtores de Sergipe, Bahia e Alagoas (Foto: Arthuro Paganini)

Ainda de acordo com Kaká Andrade, a participação no programa de análise de qualidade também é um dos pré-requisitos para a manutenção da acreditação do Laboratório de Solos na norma ISO 17025. “Essa acreditação é uma ferramenta do Inmetro, com escala internacional, que representa o reconhecimento formal da competência técnica de um laboratório. Em Sergipe, o ITPS está entre as quatro instituições que possuem esse tipo de acreditação, algo que é um grande diferencial, pois também demonstra que os resultados emitidos pelo Laboratório de Solos são confiáveis e têm validade em mais de 43 países”, revela.

A análise de solo, conforme a diretora técnica do ITPS, Lúcia Calumby, é um dos carros-chefes da instituição. “Realizamos anualmente cerca de quatro mil análises em amostras de solo, atendendo a demanda de produtores rurais de Sergipe e de alguns municípios da Bahia e Alagoas. A análise de solo é o método mais seguro, eficaz e econômico para conhecer a fertilidade do solo, obter a recomendação de adubação correta e aumentar a produtividade da lavoura de maneira rentável economicamente”, destaca.

Análises ajudam a conhecer a fertilidade do solo

“É com muita alegria que envio ao ITPS o Certificado de Excelência do PAQLF 2019, que comprova o comprometimento com que o Laboratório de Solos trabalhou ao longo do último exercício interlaboratorial, dando ao mesmo o direito de aquisição dos selos de qualidade do PAQLF. Em nome do chefe geral da Embrapa Solos, e em meu próprio nome, parabenizo a todos os colaboradores deste renomado laboratório”, comenta Marcelo Saldanha, coordenador do PAQLF.

Avaliação

O principal objetivo do Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF) é verificar a qualidade das determinações analíticas em solos dos laboratórios de instituições públicas e privadas. Os laboratórios avaliados como sendo de excelência adquirem o direito de utilizar o Selo de Qualidade do PAQLF pelo período de um ano. Tais selos são rastreáveis, únicos em programas desta natureza, possuindo itens de segurança que impedem sua falsificação ou utilização indevida. Esta última avaliação contou com a participação de 138 laboratórios de todo o país.

Laboratório

Aproximadamente 4 mil análises de solo são realizadas pelo ITPS a cada ano (Foto: ITPS)

O Laboratório de Solos e Química Agrícola atua na avaliação da qualidade do solo para fins de fertilidade e irrigação, ofertando as seguintes análises: fertilidade completa (PH, Matéria Orgânica, Fósforo, Sódio, Potássio, Cálcio, Magnésio e Alumínio), irrigação, micronutrientes, salinidade, granulometria e recomendação de adubação. Para obter informações, o cidadão pode entrar em contato com o laboratório por meio do telefone (79) 3179 8080.

 

Por Verlane Estácio

ITPS/Núcleo do Desenvolvimento Econômico, Previdência e Turismo

Parceiros

Última atualização: 3 de julho de 2019 21:17.