Mulheres comandam atividades em ciência e tecnologia no ITPS

O espírito de liderança, determinação e companheirismo predomina entre técnicas do Instituto

Rosemary Menezes, Maria Inêz de Almeida, Lúcia Calumby, Ana Virgínia Figueiredo e Rejane Batista comandam áreas importantes no ITPS (Foto: Ascom/ITPS)

Não é de agora que as mulheres desempenham importantes papéis na ciência e tecnologia pelo mundo. Ao longo da história vimos grandes personalidades femininas expressivas, com destaque para a primeira mulher a ganhar um prêmio Nobel e que foi a pioneira nos estudos sobre a teoria da radioatividade, Marie Curie.

Desde então as mulheres vem ganhando mais força e mudando a visão de que só homens podem comandar pesquisas científicas. No estado, mais especificamente no Instituto de Tecnologia e Pesquisa de Sergipe (ITPS) esta é uma realidade que tem se concretizado, com 90% de mulheres liberando o âmbito da pesquisa. São orientadoras, supervisoras, pesquisadoras, inclusive bolsistas trabalhando no local.

A Coordenadora dos Programas Institucionais de Iniciação Científica e Tecnológica do órgão, Rejane Batista, conta que tem observado que a maioria das instituições possui várias mulheres envolvidas no gerenciamento de pesquisas, não só na área laboratorial, como nas mais diversas áreas de ciência e tecnologia.

“No tempo em que a mulher consegue gerir a pesquisa, por exemplo, consegue também colocar em prática e lidar com a sensibilidade dos envolvidos. Este é o nosso diferencial, tendo em vista que a mulher tem o lado mãe, o que torna a pesquisa um pouco mais humana, em virtude da sensibilidade. Além disso, tem a parte da criatividade, onde elas acabam trazendo ideias minimalistas para as pesquisas, o que fortalece os resultados”, opina.

A Diretora técnica do órgão, Lúcia Calumby, também destaca o papel da mulher na autarquia e lembra que ao longo dos anos, as mulheres foram conquistando e ocupando funções primordiais tanto nas áreas relacionadas às atividades laboratoriais, como na área administrativa/financeira e na metrologia. “Esse é um fato que demonstra a versatilidade das mulheres, que são administradoras por natureza, conciliando ao mesmo tempo, estudos e vida pessoal e profissional”, frisa.

Esta é o opinião compartilhada pela Curadora do Centro de Memória da Ciência e da Tecnologia em Sergipe, Rosemary Menezes. Ela conta que desde que começou a trabalhar no local vem notando a grande participação das mulheres nas pesquisas. “Tenho a oportunidade de trabalhar com mulheres atuantes, empreendedoras e isto além de ser prazeroso é gratificante. Cada uma além de ter o lado familiar, carrega com ela responsabilidades e o respeito ao trabalho”, declara.

No ITPS, também são lideradas por mulheres as gerências de Projetos e Convênios; Apoio Administrativo; Atividades Técnicas; Recursos Humanos; a Subcoordenadoria de Protocolo; além das assessorias de Qualidade e Comunicação. As mulheres chefiam também os laboratórios de Química de Água; Ensaios Inorgânicos; Bromatologia; Microbiologia; e Pré-Medidos.

Na área da metrologia do órgão, a gerência de Metrologia; de Qualidade e Produtos Certificados; e as coordenadorias de Metrologia Legal; Produtos Industrializados; além da Subcoordenadoria de Produtos Regulamentados e Certificados; e o setor de Ouvidoria estão sob comando feminino.

Para a gerente executiva de Metrologia de Qualidade Industrial do Instituto, Maria Inêz de Almeida Machado, o companheirismo e apoio entre as mulheres que lideram as pesquisas no órgão é o grande diferencial. “A mulher tem crescido há muitos anos, tanto no lado profissional, como no lado humano. No ITPS o crescimento é ascendente sempre, com gestoras participativas, que compartilham efetivamente seus conhecimentos entre todas, o que fortalece a gerência e diretoria como um todo”, finaliza.

De acordo com o presidente do ITPS, Kaká Andrade, é importante celebrar as conquistas das mulheres não só no 8 de março, mas durante todo o ano. Para ele, a presença feminina no órgão é um dos seus grandes diferenciais. “A rica história do ITPS, ao longo dos seus 95 anos, foi construída através do trabalho, competência e dedicação das muitas mulheres que fizeram e fazem parte do seu quadro funcional. Desde que cheguei ao ITPS, vi o potencial de todas as funcionárias, principalmente as que exercem cargos estratégicos e de chefia. Elas prezam pela competência e excelência no que fazem e eu, como gestor, só tenho a agradecer por toda a dedicação em prol da nossa instituição”, afirma.

Sobre o ITPS

O ITPS é uma autarquia especial vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), que tem como atividades principais a execução de serviços tecnológicos especializados, sob a forma de ensaios e análises nas áreas de meio ambiente, alimentos, fertilizantes, calcário, água, solos, tecidos foliares e resíduos industriais, e pesquisas científicas e tecnológicas.

O ITPS, também integra, através de convênio com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I), tornando-se responsável pela execução do controle metrológico e dos requisitos da Avaliação da Conformidade no Estado de Sergipe. As atividades têm o objetivo de garantir a confiabilidade das relações de consumo e proteger o consumidor.

Fonte: Secretaria de Estado da Comunicação/ Núcleo do Desenvolvimento Econômico, Previdência e Turismo

Parceiros

Última atualização: 8 de março de 2019 11:54.