A unidade, que fica na sede do ITPS, promoveu ações voltadas para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável
O Centro de Memória da Ciência e da Tecnologia em Sergipe, conhecido como Museu da Química, participou nos dias 24 e 25 de setembro, da 13ª Primavera dos Museus. As ações foram realizadas no Centro de Excelência Professora Maria Ivanda de Carvalho Nascimento, que fica no bairro Santos Dumont, em Aracaju, e tiveram o objetivo de compartilhar valores relacionados à preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.
A Primavera dos Museus ocorreu simultaneamente em todo o país com o tema ‘Museus por dentro, por dentro dos museus’, que propõe fortalecer a relação público/museu a partir da ótica da preservação enquanto ato compartilhado entre o cidadão e o seu bem cultural. Dentro deste contexto, o Museu da Química adentrou o ambiente escolar e auxiliou professores e alunos na implantação de uma horta comunitária, visando compartilhar valores de conscientização ambiental, preservação da natureza e sustentabilidade.
Para que a parceria desse certo, o Museu da Química convocou o corpo técnico do ITPS, que analisou amostras do solo e fez a recomendação de adubação visando melhor produtividade da horta. “Auxiliamos na implantação, produção e no manejo da horta, e durante a fase de preparação, plantio e colheita, sendo o museu uma ferramenta para preservação da memória e para a construção do patrimônio social, criamos uma interação com os alunos, abordando a importância da horta sob a ótica da preservação”, explica a curadora do Museu da Química, Rosemary Menezes.
Durante a Primavera dos Museus, o ITPS promoveu a palestra ‘Mãos a Obra: plante e preserve’, uma gincana para avaliação de conhecimento e uma visita à horta, que é oriunda de projeto Aqui se planta, aqui se colhe. “Pedagogicamente, percebemos que os alunos ficaram muito envolvidos com o evento. Todos participaram da palestra e da atividade lúdica, onde puderam compartilhar o que aprenderam, e ainda conheceram o acervo do museu, algo que é extremamente importante. Além disso, a partir dos ensinamentos do ITPS, professores e alunos estão motivados e poderão desenvolver melhor o projeto da horta”, conta Adriana Hora, diretora da escola.
O estudante José Neto, que cursa o 2º ano, conta que gostou de participar das atividades da Primavera dos Museus. “Achei o projeto muito bacana porque falamos sobre conscientização ambiental e aprendemos de uma maneira divertida, com palestras e gincana de conhecimentos, a cuidar melhor do meio ambiente”, comenta.
Primavera dos Museus
A Primavera dos Museus é uma espécie de temporada cultural promovida pelos museus brasileiros em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Museus de todo o país oferecem diversas atividades especiais como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, entre outras.
Museu da Química
O Museu da Química de Sergipe ou Centro de Memória da Ciência e da Tecnologia em Sergipe foi criado em 2006 e é o único museu dedicado à história da química no estado. Instalado na sede do ITPS, ele preserva também a história da instituição, que está intimamente ligada ao surgimento do ensino e da prática da química em Sergipe.
por Verlane Estácio/Ascom ITPS

































